Nesta segunda-feira, 03/09,  muitos moradores de Duque de Caxias mandaram mensagens positivas e até de revolta ao incêndio que atingiu o Museu Nacional, localizado na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. O local era o principal museu do país e muito da cultura de todos nós foi simplesmente perdida. Mesmo assim, a estrutura estava abandonada há vários anos. O desastre cultural acabou tendo repercussão mundial. Sites como a CNN criticaram veementemente o governo brasileiro e o descaso com sua própria história.

Nas redes sociais, muita gente falou a respeito do tema, mostrando grande indignação a respeito de como tudo aconteceu. A equipe do Notícia ao vivo fez um compilado de postagens dos moradores da cidade, que online garantem estar de luto pelo o que houve no Museu Nacional.

O internauta Flávio Augusto escreveu: “O fóssil de ser humano + antigo encontrado nas Américas, exposto no Museu Nacional no RJ que arde em chamas neste momento, foi capaz de resistir a + de 12 mil anos de desgastes no tempo e espaço, mas não conseguiu resistir a algumas décadas da implacável incompetência estatal”.

Outros lembraram as perdas do acervo do museu nacional, como o caso de Luzia, fóssil brasileiro mais antigo já encontrado no território brasileiro.

https://twitter.com/lucasrohan/status/1036424025780699137

Em tempo: ainda não se sabe o que ficou preservado em meio à tanta destruição.