Cinema Santa Rosa marcou história do Centro caxiense

O cinema Santa Rosa ainda existe no Centro de Duque de Caxias e tenta resistir ao tempo. Principal polo cultural do centro do município nas décadas de 1960 e 1970, hoje o Santa Rosa opera apenas com uma sala, voltada a filmes para maiores de 18. Uma outra sala virou local para uma igreja evangélica, mas ainda mantém o layout do passado. A terceira tem uma grande loja.

Santa Rosa deixa saudades em nostálgicos

No passado, os grandes filmes estreavam no cinema Santa Rosa. A sala onde hoje funciona uma grande loja era a maior de todas. Ela tinha espaço para mais de 1000 expectadores e, acreditem, muitas vezes ficava completamente lotado, tendo uma sessão após a outra.

Com a modernização dos cinemas, os ar condicionados e a chegada do 3d, o  cinema Santa Rosa não se renovou e, aos poucos, foi perdendo espaço para os  cinemas em shoppings. Por muito tempo, com um preço mais baixo, o  cinema Santa Rosa ainda atraiu muitas pessoas, mas com o tempo isso se perdeu.

Seu Adamastor Ferreira, de 70 anos, foi dezenas de vezes no antigo Santa Rosa. Ele lamenta o fato do espaço estar praticamente abandonado. “Muito triste ver que não há nada para evitar que o espaço se deteriore”, disse ele à reportagem do Notícia ao vivo, o seu portal de notícias em Duque de Caxias.