Entretenimento

Cinema Santa Rosa marcou história do Centro caxiense

O cinema Santa Rosa ainda existe no Centro de Duque de Caxias e tenta resistir ao tempo. Principal polo cultural do centro do município nas décadas de 1960 e 1970, hoje o Santa Rosa opera apenas com uma sala, voltada a filmes para maiores de 18. Uma outra sala virou local para uma igreja evangélica, mas ainda mantém o layout do passado. A terceira tem uma grande loja.

Santa Rosa deixa saudades em nostálgicos

No passado, os grandes filmes estreavam no cinema Santa Rosa. A sala onde hoje funciona uma grande loja era a maior de todas. Ela tinha espaço para mais de 1000 expectadores e, acreditem, muitas vezes ficava completamente lotado, tendo uma sessão após a outra.

Com a modernização dos cinemas, os ar condicionados e a chegada do 3d, o  cinema Santa Rosa não se renovou e, aos poucos, foi perdendo espaço para os  cinemas em shoppings. Por muito tempo, com um preço mais baixo, o  cinema Santa Rosa ainda atraiu muitas pessoas, mas com o tempo isso se perdeu.

Seu Adamastor Ferreira, de 70 anos, foi dezenas de vezes no antigo Santa Rosa. Ele lamenta o fato do espaço estar praticamente abandonado. “Muito triste ver que não há nada para evitar que o espaço se deteriore”, disse ele à reportagem do Notícia ao vivo, o seu portal de notícias em Duque de Caxias.

Hugo Cristóvão

Jornalista Hugo Cristóvão se formou em jornalismo pela Unicamp, mas desde 2015 vive em Duque de Caxias. Antes de passar pelo Notícia ao vivo, ele foi colaborador do Extra e também do jornal O Dia. Jovem e interessado, Hugo é um dos mais atuantes de nossa equipe.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo