Sobrepeso entre crianças vira preocupação para pais, em Caxias

A obesidade tem atingido cada vez mais crianças em Duque de Caxias. Isso tem preocupado muitos pais, em todo o município de Duque de Caxias. Nesta segunda-feira, 3 de setembro, uma campanha para tentar amenizar o risco para as crianças de contraírem doenças, que muitas vezes a perseguem para a vida. Uma delas é a diabetes. De acordo com o pediatra Moacyr Moreira, que trabalha em um hospital particular da cidade, hoje está cada vez mais comum pacientes com menos de 12 anos e que apresentam quadros de pressão alta e diabetes.

“A gente instrui os pais que a alimentação deles acaba influenciando muito como os filhos vão ser como  adultos. Não adianta o pai comer um hambúrguer e pedir ao filho para comer salada. Se ele tem a preocupação de educar, além de evitar que a criança fique doente, a obrigação é não só falar, como também mostrar”, disse ele ao falar sobre o tema.

Felizmente, a preocupação em torno da saúde tem atingido os pais. Dona Andreia tem uma filha de 12 anos. Ela conta que notou que a criança, quando tinha apenas sete anos, estava engordando muito. Após fazer exames, veio o susto. A filha de Dona Andreia tinha pré-diabetes. Ela então revela o que fez para mudar esse quadro.

“Levei ela a um pediatra e comecei a incentivar também atividades físicas. Hoje ela pratica natação”, disse a mãe da criança.