Notícias Capa

IPVA 2019: Como consultar valor do IPVA do carro?

O IPVA 2019 já pode ser consultado. O Imposto Sobre Propriedades de Veículos Automotores  (IPVA) é um dos mais importantes para os brasileiros. Desde esta terça-feira, 2 de janeiro, o valor do IPVA 2019 já pode ser consultado por motoristas de todo o país.

A depender de cada estado, o motorista terá que ter instruções específicas. Para os motoristas de São Paulo, por exemplo, dá até para conseguir um desconto no pagamento do IPVA 2019. A seguir, trazemos informações mais detalhadas sobre como consultar o valor do IPVA 2019.

Saiba como fazer o pagamento do IPVA 2019 com desconto

O valor do IPVA 2019 pode ser consultado no site do Detran de cada estado. Em São Paulo, os motoristas podem ter uma dedução do valor pago a partir da chamada Nota Fiscal Paulista. Quem quiser esse valor, pode pedir um desconto já na quantia do valor a ser pago pelo IPVA 2019.

Além disso, existe ainda a possibilidade de solicitar a devolução de parte do valor pago no IPVA na conta corrente do motorista. Caso o motorista não tenha atualizado os seus dados até novembro do ano passado, essa opção não estará disponível no momento.

IPVA 2019: como consultar valor a ser pago

Para quem pretende pagar o IPVA 2019 a vista e mora em São Paulo, existe ainda outro desconto. Todos os pagantes a vista recebem um desconto de 3% no valor total referente ao imposto.

Calendário com escala de pagamento para o IPVA 2019 em São Paulo - Foto/Divulgação
Calendário com escala de pagamento para o IPVA 2019 em São Paulo – Foto/Divulgação

Apesar do valor do IPVA 2019 já está disponível para consulta, o pagamento do imposto em São Paulo segue uma ordem escalonada. No caso da cota única, a depender da placa (como pode ser visto na foto acima), o pagamento pode ser efetuado entre os dias 9 e 22 de janeiro. Confira acima o calendário IPVA 2019 com as datas de pagamento de cada final de placa.

Hugo Cristóvão

Jornalista Hugo Cristóvão se formou em jornalismo pela Unicamp, mas desde 2015 vive em Duque de Caxias. Antes de passar pelo Notícia ao vivo, ele foi colaborador do Extra e também do jornal O Dia. Jovem e interessado, Hugo é um dos mais atuantes de nossa equipe.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo